quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Advento

Já vem fora de hora....

No passado domingo entrámos no tempo do Advento, um tempo que convida à reflexão.Oevangelho do Domingo era de S. Marcos e dizia o seguinte
«Tomai cuidado, vigiai, pois não sabeis quando chegará esse momento. É como um homem que partiu de viagem: ao deixar a sua casa, delegou a autoridade nos seus servos, atribuiu a cada um a sua tarefa e ordenou ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar o galo, se de manhãzinha; não seja que, vindo inesperadamente, vos encontre a dormir. O que vos digo a vós, digo a todos: vigiai!»

Acerca deste evangelho S. Pascácio Radberto (? - c. 849), monge beneditino, escreveu um texto do qual vos mostro um pequeno excerto
É preciso termos sempre em consideração uma dupla vinda de Cristo: uma, quando Ele vier e nós tivermos de prestar contas de tudo o que tivermos feito; a outra, quotidiana, quando Ele visita sem cessar a nossa consciência e vem a nós a fim de nos encontar prontos por ocasião da sua vinda definitiva. Com efeito, para que me serve conhecer o dia do juizo, se estou consciente de tantos pecados? Saber que o Senhor vem, se Ele não vier primeiro ao meu coração, se não entrar no meu espírito, se Cristo não viver e não falar em mim? Então sim, é bom que Cristo venha se, antes que tudo, Ele vive em mim e eu nele. Para mim, é como se a segunda vinda se tivesse já realizado, uma vez que o desaparecimento do mundo já ocorreu em mim, porque de certa forma posso dizer: "O mundo está crucificado para mim e eu para o mundo" (Ga 6,14).

Já vai quase no fim a semana mas convido-vos a meditar um pouco nestas palavras e a vigiar :)
e ao longo destas quatro semanas vou comprometer-me a vir cá colocar o evangelho do Domingo e a tentar arranjar umas meditações e uns "exercícios" giros para meditarmos :)

E preparem-se, vigiem, pois não sabemos quando chegará esse momento, que não vos encontrem a dormir!

Um abraço em Cristo

Sem comentários: